segura, peão!

VÍDEO: 26º Rodeio do Conesul chega ao fim neste domingo

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Terminou neste domingo o 26º Rodeio Internacional do Conesul, que aconteceu na Estância do Minuano, desde a quarta passada. As provas do último dia foram a 5ª e 6ª volta e Laço Equipe (duas voltas), Final da prova Rei do Conesul, Final da 3ª Força (uma volta seca), Final da 2ª Força (uma volta seca) Final da 1ª Força (uma volta seca) e Gineteada.

Mesmo com o calor de 35°C, as arquibancadas estavam lotadas de visitantes, criadores e competidores. Famílias reunidas e forte presença do público feminino marcaram o Dia Internacional da Mulher na Estância do Minuano. Mas não foi só no público que as mulheres se destacaram. Na pista, a estudante Bruna Martins Pereira, 18 anos, competiu pelo sexto ano consecutivo na prova de laço equipe. Ela é a única mulher de seu time, que conta com mais 4 homens.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

- Mesmo sendo a única mulher da minha equipe, percebo a diferença do protagonismo feminino nos rodeios, comparada à época que comecei a laçar. Hoje a gente vê equipes inteiras formadas só por mulheres e muitas equipes mistas também. E tem muitas mulheres nas arquibancadas também - diz Bruna.

Casais, famílias e público de todas as idades se fizeram presentes na torcida das competições. Seja para acompanhar o peão preferido ou só para curtir o clima competitivo do evento.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

O antigo laçador e hoje artesão João Rodrigues da Costa, estava pilchado e de olho nos peões que competiam.

- Eu laçava há uns anos, mas agora venho apenas para acompanhar as competições. Valorizar a cultura do Rio Grande é muito importante, e eu fico feliz em ver mulheres e crianças participando cada vez mais - diz.

Cultura

E foi para valorizar a cultura gaúcha que muita gente calçou a bota, pegou seu chimarrão e foi pra Estância neste domingo. Foi o que a Michele da Rosa, 36 anos, e Alison Trindade 25, fizeram. 

- Nós não viemos competir nem torcer para alguém em especial, a gente veio para conhecer a estrutura do evento como a praça de alimentação e as barraquinhas - diz Michele.

Um dos expositores, o empresário Maicon Flores, diz ter sido uma edição com ótimas vendas.

- Comparado ao ano passado, tivemos um bom crescimento. Só nesta manhã de domingo já batemos a meta de vendas e esperamos vender mais ainda no decorrer do dia - conta.

Em 2020, foram mais de mil competidores vindos de diferentes Estados do Brasil, e de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai, para competir nas provas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

11 estabelecimentos comerciais são multados por funcionar sem alvará Anterior

11 estabelecimentos comerciais são multados por funcionar sem alvará

Próximo

Santa Maria deve bater recorde de calor dos últimos 15 anos

Geral